Notícias

 
Braço robótico permite programar movimentos e automatizar tarefas

Braço robótico permite programar movimentos e automatizar tarefas

O uArm Swift é um braço robótico que visa despertar o interesse de pessoas interessadas em aprender sobre engenharia, eletrônica, robótica e desenvolvimento de software. Com preço acessível e estrutura open-source, graças ao uso do Arduino como base, o uArm Swift...

Workshop no CriaLab define metas da RGE para 2017

O POAdigital participou do workshop de Design Thinking para construir o roadmap que define as metas do Comitê Local da Rede Global de Empreendedorismo para a construção de uma Porto Alegre mais criativa, tecnológica e empreendedora. A ação ocorreu no CriaLab, localizado no Parque Tecnológico da Pucrs (Tecnopuc).

Inscrições para o StartupRS vão até o dia 08

Estão abertas até o dia 8 de janeiro, as inscrições para o programa StartupRS – Turma 5, do Sebrae, que tem como objetivo transformar startups que estão em busca de resolver problemas do mercado em negócios reais com grande potencial de escala. Podem participar empresas sediadas no Rio Grande do Sul, iniciantes (preferencialmente com CNPJ) e definidas como Startups Digitais.

Site cadastra doadores voluntários de sangue

Manter os estoques com grande quantidade de sangue nos bancos dos hospitais é sempre muito complicado, já que a demanda é alta e a maioria dos voluntários não tem o hábito de doar com frequência. Nos hospitais, normalmente a orientação dos médicos é pedir que as famílias busquem doadores para abastecer os bancos.

Mercado de games cresceu 20% na América Latina

Segundo o site www.segredodosgames.com.br, que publicou o infográfico abaixo com informações do site www.newzoo.com, o mercado de games está em pleno crescimento no mundo. Somente em 2016, o seguimento arrecadou US$ 99,6 bilhões. No Brasil, o mercado somou cerca de US$ 1,3 bilhão, deixando o país na 12ª posição mundial na lista dos maiores consumidores.

Tendências de tecnologia para 2017

Para começar o ano novo, a Endeavor fez uma lista com as tendências na área de tecnologia que devem chegar com tudo em 2017. Alguns assuntos já até mesmo fazem parte do nosso dia a dia, como cloud computing, Internet das coisas, realidades aumentada e virtual, big data, machine learning, enfim, são conceitos que mais do que nunca os empreendedores têm que ficar ligados em saber.

Parceria entre POAdigital e IBM recebe destaque

Projeto Cidades Digitais, lançado em Porto Alegre no ano passado, fruto da parceria entre IBM e POAdigital, rendeu matéria da Revista Exame sobre economia compartilhada. O texto destaca o site desenvolvido pelas entidades, o primeiro da América Latina, e que integra desenvolvedores, startups, empreendedores, investidores, estudantes, coworkings e profissionais de TI.

HackatonPOA divulga prêmios e apoiadores

A maratona hacker de Porto Alegre, promovida pelo #POAdigital, núcleo de comunicação criativa da Prefeitura de Porto Alegre, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, na 4Beer (Av. Polônia, 200 – 4º Distrito), terá uma edição diferenciada este ano. O HackathonPOA 2016 não terá obrigatoriedade de uso dos dados abertos da cidade e terá como tema a educação.

Vem aí a 4ª edição do #HackathonPOA

A quarta edição do #HackathonPOA, maratona hacker de Porto Alegre, promovida pelo #POAdigital, núcleo de comunicação criativa da Prefeitura de Porto Alegre, ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, na 4Beer (Avenida Polônia, 200 – 4º Distrito). Os participantes serão desafiados a criarem novas ideias, sejam elas tecnológicas ou não, que busquem a inovação na EDUCAÇÃO.

Aplicativo terá nova ferramenta para cegos

Trata-se de uma ferramenta para deficientes visuais, que utiliza o Voice Over, do iOS, e o TalkBack, do Android, para que o usuário cego possa planejar os trajetos de suas viagens no transporte público com mais facilidade. Basta que o usuário pressione o dedo na tela do celular para escutar qual botão ou ícone está acessando.

Nossa Porto Alegre destaca ações do POAdigital

O POAdigital procura pensar a cidade de uma forma diferente. Porto Alegre está alinhada com as principais referências mundiais, quando o assunto é o uso da tecnologia. Criado por lei em 2013, se tornou uma política pública permanente. Saiba mais no vídeo.

SAP Labs abre inscrições para olimpíada de inovação

Até o dia 31 de maio estão abertas as pré-inscrições para o SAP Innomarathon, uma competição de inovação social promovida pela SAP Labs Latin America. O foco na resolução de problemas do nosso cotidiano e melhoria das condições de vida da comunidade por meio do uso da tecnologia.

Startup Garagem abre inscrições

Quer empreender, mas ainda não sabe por onde começar? Estão abertas até o dia 3 de julho as inscrições para o Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Incubadora de Empresas Raiar. O Programa, gratuito, é um espaço para transformar ideias ou projetos inovadores e de base tecnológica em modelos de negócio.

POAdigital é atração em Fórum Internacional de TI

As ações da prefeitura de Porto Alegre, por meio do POAdigital, foram destaque da programação do 9º Fórum Internacional de TI do Banrisul, que começou nesta quarta-feira, 18, no Teatro do Bourbon Country, na capital gaúcha. O projeto foi atração do painel “As cidades e a educação em transformação”.

Plataforma para audiovisual gaúcho

O Rio Grande do Sul está prestes a ganhar uma plataforma de video on demand (VOD) para o audiovisual gaúcho. A ferramenta será mostrada durante workshop na Famecos, PUCRS, que também debaterá como os novos modos de consumo podem ampliar a circulação do catálogo de títulos existente, fortalecendo as produtoras.

Porto Alegre é case mundial de programa da IBM

A IBM Global passou a veicular nesta semana uma série de videos que têm Porto Alegre como exemplo de cidade inteligente a partir da participação da Capital gaúcha no Smarter Cities Challenge, programa de Cidadania Corporativa da IBM. A cada edição, um case que contribui para tornar a cidade cada vez mais inovadora, moderna e uma referência na área.

Prêmio Vivo Música recebe inscrições

Está no ar Vivo Música que Transforma, plataforma e prêmio que vão conectar, reconhecer e valorizar inciativas que utilizam a música como ferramenta de transformação social. As inscrições para a primeira edição da premiação estão abertas até o dia 30 de maio.

Multimídia