Include Topo Interna
logo---paginas-internas
Logos-Prefeitura-e-IBM-40px-de-altura
Paula Quaiser

Paula Quaiser

Pós-Graduada em Gestão e Marketing. Certificação Internacional BCI – Behavioral Coaching Institute pela Academia Brasileira de Coaching e pela We Create Coaching Portugal; Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2012; Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014 (primeira brasileira certificada em BMY);Consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture (2010/ 2012), e há cinco anos, Business Coach; Palestrante do Super Coach, o maior evento anual de Coaching do Rio de Janeiro; Precursora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy.

Empreendedorismo. Palavra bonita. Mas, afinal, o que é empreendedorismo?

Para falarmos de empreendedorismo, podemos falar sobre evolução. A forma como o homem aprendeu a usar ferramentas é o que mais nos distingue em relação a outras espécies. As ferramentas sempre foram fundamentais para a nossa evolução, e determinantes para a civilização que conhecemos hoje. Graças a elas superamos muitas debilidades e assim avançamos. É o que nos faz humanos e civilizados. No mundo do empreendedorismo não é diferente. Para evoluirmos criamos novos produtos e serviços e para gerir isso tudo nos munimos de um bilhão de estratégias e ferramentas, sempre seguindo tendências e novidades.

Então, afinal, o que é empreendedorismo? É inovar? Criar serviços e produtos? Criar novos mercados? Fazer a economia girar? Minha resposta é um tanto romântica, mas tem um porquê. Por que as pessoas empreendem? Por que criam estratégias e ferramentas de gestão? Por que criam produtos e serviços? Por que trabalham? O que há por trás disso tudo? Qual é o real motivo de acordarem todos os dias para empreender? Qual é a real motivação? Correm atrás dos seus sonhos!Quantos vídeos e discursos de empreendedores há por aí dizendo exatamente isso: vá em busca do seu sonho, e não desista até alcançá-lo! Isto é empreendedorismo.

Esta palavra tão complicada é bem mais simples do que parece. É tudo sobre sonhos. Contudo, sonho sem atitude não passa de um sonho. Portanto, se você tem um sonho, tenha a atitude de ir atrás dele e alcançá-lo. Isso é empreendedorismo. Se traduzirmos numa fórmula, ficaria assim: Empreendedorismo = Sonho + Atitude. Portanto, descubra qual é o seu maior sonho. Saiba onde você quer chegar. Tenha foco e mantenha-se na direção. Comprometa-se consigo mesmo e com as pessoas que importam com você. E, último, mas não menos importante, persista com a atitude para sua auto-motivação.

Uma das principais causas da desistência dos empreendedores é a desmotivação quando percebem que o caminho pode ser um pouco difícil. Veja bem: haverá pedras pelo caminho, muitas pedras. Não se importe de tropeçar em algumas delas. Tropeçar não é problema. O problema é se apegar a pedra e não levantar mais para continuar a caminhada. Continue caminhando em busca dos seus sonhos. Realize muito, faça acontecer, e conte comigo para a sua jornada empreendedora.


Include Rodape
PoaDigital
facebook poadigital   twitter poadigital
#POAdigital © 2015. All rights reserved.
IBM and the IBM logo are trademarks of International Business Machines Corp., registered in many jurisdictions worldwide.
IBM BlueMix